Entenda o Painel Global

O Painel Global � o �nico aplicativo em L�ngua Portuguesa que mostra a Terra em tempo real. Fen�menos naturais como terremotos, vulc�es, furac�es, tsunamis, icebergs ou eventos clim�ticos s�o plotados sobre o mapa assim que reportados pelas diversas institui��es cient�ficas de monitoramento.

Atualmente o Painel Global est� capacitado a registrar todos os terremotos de pequena, m�dia e grande intensidade que acontecem em qualquer parte do planeta, assim como as temperaturas recordes informadas por mais de 120 aeroportos que operam no Brasil e outros 350 ao redor do mundo.

Vulc�es, maremotos, tsunamis e furac�es s�o constantemente monitorados pela nossa equipe e assim que informadas as coordenadas do evento s�o plotados e destacados no mapa.

Nosso objetivo � fornecer um painel informativo de fen�menos naturais destinado �s ag�ncias de not�cias e ao p�blico em geral, �vidos por informa��es geof�sicas que possam ajudar no planejamento di�rio das diversas atividades, com destaque para viagens de neg�cios ou an�lises de risco aos empreendimentos pr�ximos �s �reas afetadas.

O Painel Global n�o � um aplicativo fechado. Ele estar� sempre em constante evolu��o para que possa representar com precis�o todos os eventos naturais que ocorrem diariamente, mas que at� agora eram mal divulgados ou dispersos atrav�s dos diversos sites e portais informativos brasileiros.

Quando se olha o Painel Global pela primeira vez, a primeira coisa que vemos s�o duas grandes regi�es claras e escuras. A zona clara representa as �reas da Terra iluminadas pelo Sol enquanto a zona escura mostra as regi�es do planeta tomadas pela escurid�o noturna. A linha imagin�ria que separa as duas regi�es recebe o nome de "terminador", e � ela quem divide a Terra em dia e noite.


TERREMOTOS
Os eventos plotados no Painel s�o fornecidos com autoriza��o formal do USGS (United States Geological Survey), o centro de monitoramento de terremotos mais importante do mundo.

Os dados s�o atualizados a cada 10 minutos e n�o s�o plotados eventos inferiores a 5 magnitudes, a n�o ser aqueles que acontecem em terri�rios dos EUA e Cor�ia do Norte.

TERREMOTOS NO BRASIL
Os eventos s�o informados pela Rede Brasileira de Sismologia e pela Universidade de S�o Paulo, mas devido a erros que ainda acontecem no sistema de detec��o, n�o s�o plotados instant�neamente.

Al�m disso, apenas sismos muito relevantes acima de 3.5 magnitudes s�o plotados. Sismos menores que 3.5 podem ser plotados desde que ocorram em �reas muito populosas ou despertem algum tipo de interesse.


VULC�ES
A plotagem dos vulc�es � feita automaticamente toda quarta-feira, com dados informados pelo Instituto Smitsoniano, dos EUA.

O smitsoniano re�ne dados de diversos vulc�es e s� atualiza os boletins nas quartas-feiras.


Sol a Pino
O c�rculo amarelo no centro da �rea clara representa o Sol. Abaixo dele, por volta do meio-dia, o Sol se posiciona exatamente sobre a cabe�a dos habitantes e quando isso acontece diz-se que o Sol est� "a pino". A sombra projetada das pessoas e dos objetos � nula e a regi�o experimenta um intenso bombardeio de raios ultravioleta extremamente perigosos � sa�de. Evite sair sob o sol a pino e se o fizer o uso de protetor solar e bon� � fundamental.

Hora UTC
No canto inferior direito um rel�gio marca a hora do tempo universal, UTC. Para saber a Hora Oficial do Brasil � s� tirar 3 horas daquela informada no UTC. A Hora UTC � tamb�m de Hora GMT ou Hora ZULU.

Esta��o Espacial
Na outra extremidade o Painel Global mostra os dados atuais da Esta��o Espacial Internacional - ISS - entre eles a latitude e longitude imediatamente abaixo da esta��o, a dist�ncia at� a cidade de S�o Paulo, o per�odo de uma �rbita completa e a altitude da Esta��o. Em breve o usu�rio poder� colocar os dados da pr�pria localidade e com isso ter dados regionalizados sobre a viagem da Esta��o.

A linha pontilhada em vermelho mostra o trajeto da ISS na �rbita atual enquanto a linha pontilhada em azul mostra a �rbita seguinte. Cada ponto plotado equivale a aproximadamente 1 minuto no trajeto da ISS, plotada constantemente no mapa.


Voltar ao Painel Global

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2022
Pol�tica de Privacidade